quinta-feira, 20 de março de 2008

A Lena a meter água

Ai, meus queridos, que estou que não posso. Estou tão arreliada que dou graças a Zeus por poder desabafar convosco.

Agora há aí uns blogs de pessoas que pegam em discos do meu tempo, daqueles de vinil, e os põem na internet para a gente ouvir. Num desses blogs encontrei um álbum da Lena d’Água, aquela moça que era dos Salada de Frutas e irmã daquele que era jogador da bola, chamado Lusitânia.

E, meus queridos, não resisti a ouvir mais uma vez uma cantiga que adoro desde que tocou pela primeira vez no aparelho a preto e branco do café do senhor Tobias, lá no bairro: “Olimpo”. Vocês sabem como eu adoro o Olimpo, mesmo sujinho e desarrumado.

Voltando à canção, já nem me lembrava que sabia a letra de cor. “Sentado no trono dorme Zeus” – comecei eu – “com um olho aberto a ver os céus”. O pior foi depois, quando recordei aquela vozinha viçosa a cantar coisas destas: “Ri Saturno para os seus anéis, convencido que é o rei dos reis”, “Vénus arrebata os corações, que se perdem no mar das paixões” e “Baco bebe até não poder mais, desse néctar que os torna imortais”.

Até é bonita, a letra, mas há uma coisa que me está a apoquentar, meus amores. É que lá no Olimpo, onde eu faço as minhas limpezas, nem Saturno, nem Vénus, nem Baco alguma vez foram vistos. Porque o Olimpo, menina Lena, é da mitologia grega. E esses três são da mitologia romana. (Quer dizer, eles foram vistos, mas pelo Camões, n'Os Lusíadas, e nós sabemos que o Camões não via grande coisa. Ora isto engana muito.)

E se eu já estou aperreada, nem sei como se sentirão o senhor Cronos, a dona Afrodite e o senhor Dionísio quando lhes mostrar a canção. Se calhar nem mostro, que não gosto de ver deuses zangados. É temporal pela certa.

9 comentários:

Jorge disse...

Bela iniciativa. Estava curioso para ver se tinham "copiado" o Conan O'Brien e criado o blog para não pagar multa.
Dêem continuação ao blog.

Aurélio Pita disse...

Por curiosidade entrei no "eu é que limpo o Olimpo" para ver se o blog que mostravam na tv existia! E não é que existe! :D
Continuações!

Aurélio Pita

Anónimo disse...

Pois é bem verdade, acabou de passar a publicidade e aqui estou eu a ver se o blog existia mesmo.
E já agora, bem verdade este texto, que tristeza, deixe lá os deuses sossegadinhos senão ainda se vingam da ignorância de uns em cima dos outros.

Eu disse...

Vi na TV e quis ver se existia ou se era apenas ratoeira.
Achei piada ao que li, e espero que tenha continuidade.

Eu disse...

Vi na TV e quis ver se existia ou se era apenas ratoeira.
Achei piada ao que li, e espero que tenha continuidade.

Anónimo disse...

vim espreitar por curiosidade o tal blog de que tanto se fala na tv e n~eo é que existe mesmo??? continuem pois está muito bem feito.

Anónimo disse...

Lol...gostei desta...

Eu que dei ainda há pouco Os Lusíadas...e digo, sinceramente, que essa foi uma grande boca....

Amo o seu blog, D. Iris...está do melhor...!!!!

jokinhas para si e continue a navegar e a limpar mt no Olimpo...


Ass.: Sandra

;)

Gi disse...

Tu pareces o meu filho mais novo, mulher!
Ele adora a mitologia e sabe tudo destas lutas greco-romanas; até a professora de Português e de História ele já corrigiu :)

Anónimo disse...

para quem limpa escadas escreve muito bem....... prabens . continue o blogggg