quarta-feira, 26 de março de 2008

Os odores de Poseidon

Há, pelo Olimpo, uns deuses que dão mais trabalho do que outros. E há ns quantos que, não dando trabalho com muita frequência, quando dão é a sério, são barrigadas de dores nas articulações de tanto esfregar. O senhor Poseidon é assim, coitadinho. Não é má pessoa, mas é do piorzinho que existe para trazer aperaltado.

Poseidon, para os meus queridos mais distraídos, é o Deus dos Mares, aquele a que os romanos (gente do contra, já se sabe) chamaram Neptuno. Nem é daqueles que passa o tempo a cirandar pelo Olimpo, feito barata tonta, mas a vida que leva debaixo de água deixa-me esfrangalhada quando reaparece por cá.

Sempre que regressa ao Olimpo, não falha: "Dona Iris: limpe-me o tridente e tire-me este cheiro do corpo". O tridente é uma mania dele e sempre me disseram para não fazer perguntas. Já o cheiro, meus amores, mistura aromas de bacalhau, sardinhas e camarão. A dona Anfitrite, sua mulher e musa das águas, não se importa muito, até está habituada. O problema é quando ele vem ver as outras, as ilegítimas, que não são muito dadas ao odor marinho.

A minha grande preocupação em relação ao tridente é a ferrugem a que se sujeita nos rios e nos mares. Há muitas mulheres-a-dias que não passam sem massa de polir e o braço de um homem forte e musculado. Não tendo nada contra os músculos, prefiro utilizar uma técnica alternativa: mergulhar o tridente em cola (o refrigerante, não a goma) durante seis horas, lavar e secar. Quando o senhor Poseidon não tem seis horas para esperar, então volto à massa de polir.

Já sobre os odores diversos, tenha a minha querida leitora água morna à mão sempre que o seu homem for à pesca. Depois é conforme o bicho com que ele lidar. Quando o culpado for o bacalhau, gotas de vinagre ou de limão antes do contacto com a água. Em relação às sardinhas, é esfregar com vinho tinto antes de lavar com água. Já no caso do camarão, misture água morna com sumo de um limão e esfregue onde é preciso.

3 comentários:

Gione disse...

Senhora D.Iris tem que vir às compras ao Continente e comprar umas pastilhas Trident, por causa do mau hálito dele, claro!

Palas Atena disse...

Dona Iris, podia-me fazer um favor? Pergunte ao Deus do Mar, Poseidon, porque é que guardou tanto rancor para com Ulisses. Mas de mansinho, se não é capaz de experimentar na pele a sua fúria! Ulisses era bom rapaz...

Pedro Almeida (S. Pedro...) disse...

Ha pois! Olhe eu acredito que este tal Poseidon seja uma dor de cabeça, daquelas bem valentes! Ora pois bem que a senhor já está a par da geringonça que deve aplicar nesse pobre bicharoco para o deixar a Limpo, não fosse você a a Sô Dona Isis do Olímpo! Mas pense um pouco mais em si, você também tem a sua vida! Você não tem filhos? Nem um marido que vá para a Guerra? Minha imaculada (e iluminada) senhora tente encontrar a sua paz interior e apruma-se para festas e bailaricos ali para os lados da Acrópole! Espero que consiga divertir-se e ver que realmente é uma senhora muito valiosa!

Um Beijinho na testa aqui do S. Pedro

S. Pedro Almeida