quarta-feira, 26 de março de 2008

Os odores de Poseidon

Há, pelo Olimpo, uns deuses que dão mais trabalho do que outros. E há ns quantos que, não dando trabalho com muita frequência, quando dão é a sério, são barrigadas de dores nas articulações de tanto esfregar. O senhor Poseidon é assim, coitadinho. Não é má pessoa, mas é do piorzinho que existe para trazer aperaltado.

Poseidon, para os meus queridos mais distraídos, é o Deus dos Mares, aquele a que os romanos (gente do contra, já se sabe) chamaram Neptuno. Nem é daqueles que passa o tempo a cirandar pelo Olimpo, feito barata tonta, mas a vida que leva debaixo de água deixa-me esfrangalhada quando reaparece por cá.

Sempre que regressa ao Olimpo, não falha: "Dona Iris: limpe-me o tridente e tire-me este cheiro do corpo". O tridente é uma mania dele e sempre me disseram para não fazer perguntas. Já o cheiro, meus amores, mistura aromas de bacalhau, sardinhas e camarão. A dona Anfitrite, sua mulher e musa das águas, não se importa muito, até está habituada. O problema é quando ele vem ver as outras, as ilegítimas, que não são muito dadas ao odor marinho.

A minha grande preocupação em relação ao tridente é a ferrugem a que se sujeita nos rios e nos mares. Há muitas mulheres-a-dias que não passam sem massa de polir e o braço de um homem forte e musculado. Não tendo nada contra os músculos, prefiro utilizar uma técnica alternativa: mergulhar o tridente em cola (o refrigerante, não a goma) durante seis horas, lavar e secar. Quando o senhor Poseidon não tem seis horas para esperar, então volto à massa de polir.

Já sobre os odores diversos, tenha a minha querida leitora água morna à mão sempre que o seu homem for à pesca. Depois é conforme o bicho com que ele lidar. Quando o culpado for o bacalhau, gotas de vinagre ou de limão antes do contacto com a água. Em relação às sardinhas, é esfregar com vinho tinto antes de lavar com água. Já no caso do camarão, misture água morna com sumo de um limão e esfregue onde é preciso.

3 comentários:

Gi disse...

Senhora D.Iris tem que vir às compras ao Continente e comprar umas pastilhas Trident, por causa do mau hálito dele, claro!

Anónimo disse...

Dona Iris, podia-me fazer um favor? Pergunte ao Deus do Mar, Poseidon, porque é que guardou tanto rancor para com Ulisses. Mas de mansinho, se não é capaz de experimentar na pele a sua fúria! Ulisses era bom rapaz...

Anónimo disse...

Ha pois! Olhe eu acredito que este tal Poseidon seja uma dor de cabeça, daquelas bem valentes! Ora pois bem que a senhor já está a par da geringonça que deve aplicar nesse pobre bicharoco para o deixar a Limpo, não fosse você a a Sô Dona Isis do Olímpo! Mas pense um pouco mais em si, você também tem a sua vida! Você não tem filhos? Nem um marido que vá para a Guerra? Minha imaculada (e iluminada) senhora tente encontrar a sua paz interior e apruma-se para festas e bailaricos ali para os lados da Acrópole! Espero que consiga divertir-se e ver que realmente é uma senhora muito valiosa!

Um Beijinho na testa aqui do S. Pedro

S. Pedro Almeida