domingo, 20 de abril de 2008

Obrigado, menino Pedro, pelo bocadinho que percebi

Eu não vos disse que isto de ser conhecida era coisa de apoquentar a minha alma pequenita? Vejam lá bem isto. Um moço muito querido, cujos pais baptizaram Pedro Rolo Duarte e que é afamado jornalista na Lusitânia, fala de mim no seu cantinho da internet e da rádio.

Sou sincera: os niquinhos em que ele fala de uma agência de publicidade deixaram-me um nadinha confusa, porque não sei nada dessas coisas. Mas parece que ele gosta do que eu escrevinho, porque até se dá ao trabalho, coitadinho, de copiar uns pedacitos.

Aqui fica o artigo chamado Do Olimpo à Blogosfera. Que Zeus lhe dê saúde é o que eu peço.

As ameaças de Dionísio

Meus queridos, meus queridos, eu nem sei o que vos dizer. Vocês pedem tanto de mim que eu já não sei às quantas ando. Se eu alguma vez pensei que uns pensamentos assim para o tonto de uma mulher-a-dias também assim para o tonta iam dar tanto que falar.

Vou dizer-vos uma coisa: tenho andado afastada porque ando apoquentada. Ando com medo. Quer-me cá parecer que já há aqui no Olimpo quem desconfie de que eu tenho este cantinho para a converseta. Diz que, pela primeira vez, os deuses deixaram de achar seguro levar a vida devassa que levam.

Num destes dias, batem-me à porta e dizem-me: "o meu amo, Dionísio, avisa-a para ter cuidado com o que anda para aí a fazer". Ora isto incomoda muito e faz uma pessoa pensar duas vezes antes de abrir a porta. Anda para aí uma gatunagem... O senhor Dionísio, como sabem, é o Deus do Vinho. E acumula funções: também é Deus da Fertilidade e da Vida Alegre. Ora isto, apesar de poder soar bem, é um bocadinho devasso.

Perguntei eu ao mensageiro: "Mas que fiz eu de tão grave?". E ele rematou, já preparado para arrancar a toda a mecha: "Há coisas, dona Iris, que mais vale não se saberem. E quando se mistura vinho, vida alegre e fertilidade, há coisas que não são mesmo para se saberem". Olhem, meus santinhos: pelo sim, pelo não, a ver se não deixo para aqui escapar nada sobre orgias com recordes de participação, bebedeiras à moda antiga e filhos que não sabem quem são os pais. Tenho que ter cuidado, se estão a perceber-me.

É por isso, meus amores, que vos aviso da minha decisão de ter algum tento na língua. Peço-vos paciência e compreensão, porque se esta gente continua a implicar com a Iris vou ter que procurar outras casas para limpar mais tarde ou mais cedo. E sou moça para pensar que nem eu nem os meus queridos queremos isso.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Aos meus amores

Para ser franca, quando me meti nesta coisa dos blogs, não pensei que isto fosse dar trabalho. E muito menos fama, como os meus amores devem imaginar. Não podem, por isso, estranhar que não encontre tempo para responder a todas as vossas adoráveis palavras. Eu sou, como vocês dizem, uma "cota" simples. Eu não sei ser estrela, porque essas iluminam e eu sou apenas iluminada. Perceberam? É do anúncio para que os senhores simpáticos da ZON me convidaram.

O que vos peço é que tenham paciência, que eu já não vou para nova, os olhos já não ajudam e os deuses põem-me a cabeça em água. Vou tentar agora responder a algumas das mensagens que tenho recebido dos meus queridos. Não podem ser todas, porque algumas até me deixam "sem jeito" de tão amorosas. E assim vamos poder olhar para a frente e falar de coisas novas. Ora bem:

"Mas vocemecê além de mulher-a-dias também cozinha manjares para os deuses?"
Ora essa! Então e eu deixava que esta gente morresse esfaimada? Se não for esta sua humilde criada, ninguém faz nada para pôr na mesa aqui no Olimpo. São deuses, sabe? Como eles costumam dizer, a ver se me lembro... Têm sobretudo "preocupações espirituais". Se não fosse eu, esta gente não durava mais de três séculos. Por incrível que pareça, não são dados à doçaria. É gente de contento fácil. Qualquer canja de galinha do campo lhes cai bem.

"Deve ser ignorância, mas o que é uma Bimby?"
"Também deve ser ignorância da minha parte, mas eu não sei o que é uma Bimby!"
Ai meninas. Podia eu ter idade para ser vossa mãe e eu é que vos dou notícias destas coisas modernas? A Bimby, minhas santas, é uma assistente de cozinha, um robot de cozinha, ou o que quiserem chamar-lhe dentro desse género. Diz que só não frita e não faz outra coisa qualquer, que é capaz de ser preencher os impressos do IRS. E é para poder continuar por cá, pela vida e pelo blog, que pedi uma. Se receber, depois conto aqui como é.

"Já que é tu cá tu lá com os deuses diga-me cá uma coisa: Hades era conhecido como deus do mundo dos mortos, acha que deixou descendentes em Portugal… sei lá, políticos?"
Essa agora. Eu de Portugal tenho sabido pouco. Já o senhor Hades, esse é dos piorzinhos que aí andam. Sabe o que é? Dá muito mau ambiente, é o que é. São três irmãos difíceis, o senhor Hades, o senhor Zeus e o senhor Poseidon. Se o senhor Poseidon cheira muito a peixe, imagine o senhor Hades, que anda lá em baixo da terra com gente morta. Cruz credo. Ninguém aguenta aquele fedor. Nem aquela cara de enterro, a deixar lama por tudo quanto é canto. Dá uma trabalheira, lavar aquela lama toda com um daqueles produtos perfumados (basta a medida de uma tampa) que qualquer hiper tem. Imaginem que, para nem dar azar, há muitos que nem dizem o nome dele. Falar da morte, então, nem pensar. Aqui não morre ninguém vai para uns oito séculos, acho eu. Já nem sei o que é, graças a Zeus. Mas sempre ouvi dizer aos deuses: "a morte é horrível porque nos torna inofensivos". Isso faz-me pensar que os políticos de que fala não estão mortos.

"Sou, também, uma grande apreciadora de mitologia, pelo que gostaria de lhe perguntar (que para mim não ficou muito claro) se os senhores deuses aí do Olimpo sabem do plágio que sofrem por parte dos romanos. Se sabem, já os processaram ou alguma coisa do género? E não ficam indignados de se ter usado os nomes romanos para coisas importantes como baptizar planetas?"
Oiça, meu querido: isso não tem importância. Eu não ligo muito, e parece-me que os deuses daqui também já não querem saber desse assunto. O que eles me dizem é que é gentinha. Aliás, para ser exacta, eles dizem que é "gente da contrafacção". Ignoram.

"Já agora.. quantas horas trabalha por dia?

Pagam bem ao menos?"
Não tenho um horário muito rígido e também não me queixo das condições. Pagam-nos com paz eterna.

Quase ninguém cala a Iris

Ai, meus queridos, que só tenho coisas para me ralar. Eu bem quero vir para junto de vós, minhas coisas lindas, mas ou a lida olímpica ou coisas que nem percebo teimam em meter-se no meu caminho.

Imaginem que esta manhã não consegui escrever-vos porque o Blogger (diz que é a firma que guarda estas coisas que para aqui andam) decidiu suspender estes meus afazeres literários. Mandaram-me uma carta e tudo. Até pensei “Ó Iris, das duas, uma: ou já fizeste asneira ou não fazes ideia do que está escrito na carta porque está em estrangeiro”.

Era o segundo caso e chamei, para me ajudar, a dona Atena, mais letrada do que eu. Primeiro, porque tem estudos. Depois, porque já nasceu da cabeça de Zeus, o que deve dar muito jeito na altura da transmissão de conhecimentos. Ora a dona Atena, moça muito solicitada, fez a fineza de me explicar: “Dona Iris: o seu blog foi dado como suspeito de prática de spam”. Agradeci e chamei o meu mais pequeno, que eu fiquei na mesma e ele é que sabe destas coisas.

Estou angustiada, meus queridos. Até estou com afrontamentos. Então o meu mais pequeno não me diz que eles fazem estas coisas quando alguém denuncia um blog por ele ser usado para parvoíces e até para uma ou outra ilegalidade? Então e eu lá sou dessas? Fiquei para a minha vida.

O meu mais pequeno, que parece que gosta de me ver apoquentada, ainda me disse que é comum fazerem isto aos blogs das pessoas quando se juntam inveja e estupidez. Não quero acreditar nisso, meus santinhos. Eu julgava que ninguém me queria mal. Que enxaqueca.